UNIESP Duque de Caxias: Sustentabilidade em foco da FDC
SEXTA-FEIRA, 3 DE JUNHO DE 2016

No dia 25 de maio, teve início o evento “Sustentabilidade em Foco”, que faz parte do Projeto Campus Ambiental e, neste ano, tem como mentores os alunos do 8º período do curso de Administração do turno da manhã da Faculdade de Duque de Caxias - FDC.

UNIESP – Duque de Caxias: Sustentabilidade em foco da FDCA exposição, apresentada no pátio da IES, traz os seguintes projetos:

Projeto Eco Ambientes

Voltado para a composição de ambientes com materiais reciclados e alternativos. Estimula a reciclagem e a reutilização de materiais.

Estão expostos móveis feitos de pallets, colchas de retalhos, tapetes e cortinas feitas de tampinhas de garrafas pet, lustres feitos com colherinhas de plástico usadas, lâmpadas econômicas, descarga e torneiras ecológicas, dentre outros.

Projeto Casas Verdes

Tem como objetivo disseminar a ideia de utilização de pequenos espaços nas casas para o cultivo de plantas ornamentais, fitoterápicas e temperos, contribuindo assim para a melhoria do ar e da qualidade de vida no planeta.

Na abertura foram apresentadas diversas formas de cultivo de plantas ornamentais, fitoterápicas e temperos, assim como as diversas técnicas de cultivo, utilizando pequenos espaços e materiais descartados como chapéus, botas, embalagens de sabão líquido e a elaboração de kokedamas (técnica milenar oriental), que se encontram em exposição.

Projeto Recicla Duque

O projeto visa a Gestão Ambiental nas dependências da faculdade e é composto por quatro frentes: reciclagem de papéis, coleta de óleo usado, coleta seletiva de lixo e de pilhas e baterias usadas. O projeto busca desenvolver a responsabilidade ambiental na comunidade acadêmica.

No evento de abertura, foi abordada a importância da responsabilidade ambiental e do envolvimento de toda a comunidade para o sucesso do projeto.

O projeto é voltado para a coleta do micro lixo na praia. O local escolhido foi a Praia da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes – Rio de janeiro, e tem como objetivo conscientizar os frequentadores das praias sobre a importância de não descartar pequenos lixos, como guimba de cigarro, tampinhas e canudos de refrigerante.

O Projeto de Coleta do Microlixo foi apresentado no evento, mas a ação propriamente dita ocorrerá no dia 04 de junho na praia da Reserva, no Recreio dos Bandeirantes – RJ, com o objetivo de enfatizar a importância da educação ambiental e da necessidade de preservação dos espaços comuns, assim como suas consequências para o ecossistema.

Além da abertura para visitação, também foram apresentadas palestras sobre os temas em destaque, o que despertou a atenção de toda a comunidade interna e externa e demais visitantes. Os estandes ficarão montados para visitação até o final de junho, período, durante o qual serão, também, apresentadas rodas de debates organizadas pelos grupos responsáveis pelos subprojetos.

Confira a programação e venha nos fazer uma visita.

Data: 08/062016 – quarta-feira

Local: Anfiteatro I

Horários: 19h às 19h:40

Tema: Casas Verdes – Como utilizar pequenos espaços residenciais para cultivar plantas ornamentais, temperos e fitoterápicos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade ambiental.

19h40 às 20h20

Tema: Eco Ambientes – A utilização de móveis e decorações feitos com materiais reciclados e seus benefícios individuais e ambientais.

Data: 10/062016 – Sexta-feira

Local: Anfiteatro I

Horários: 19h às 19h40

Tema: Recicla Duque – Apresentação do Projeto Campus Ambiental (reciclagem e reutilização de materiais na Faculdade de Duque de Caxias)

19h40 às 20h20

Tema: Heróis do Meio Ambiente – Apresentação do Projeto de Coleta do Micro Lixo - realizado na Praia da Reserva – Recreio dos Bandeirantes.

UNIESP Solidária Biblioteca/
TV UNIESP Rádio UNIESP Inclusão